HTTPS – Hyper Text Transfer Protocol Secure – é o protocolo de segurança mais comum na internet. Serve para ajudar a impedir ataques e proibir espionagem de dados.

Os sites HTTPS dão uma certeza razoável de que o site não é fraudulento e de que o conteúdo e os dados são transmitidos de forma segura.

Apesar de o HTTP ser muito utilizado para aceder à informação de sites, quando o site permite a interacão e o envio de informação por parte do utilizador – como um login e uma senha, por exemplo – essas informações são enviadas para o destinatário de forma desprotegida, havendo o risco de serem intercetadas e visualizadas sem o nosso conhecimento.

Com o protocolo HTTPS acrescenta-se uma camada de segurança, que faz com que os dados sejam enviados com encriptação, tornando-os impercetíveis para quem os tentar visualizar.

Porque é importante migrar o seu site para um ambiente seguro? A internet é uma plataforma aberta e de uso livre, o que significa que não existe um verdadeiro policiamento sobre os conteúdos existentes, nem sobre a forma como estes são disponibilizados e trocados, apesar das medidas tomadas pelos operadores de telecomunicações. Por isso é importante proteger as suas informações e as dos seus utilizadores contra ataques, fraude ou roubo de identidade.

Para ter o site completamente seguro e beneficiar totalmente de SSL/TLS, bem como obter um impulso SEO a partir dele, é fundamental ter o protocolo HTTPS ativo em todas as páginas do seu site.

Apesar de ser um custo extra, não faz sentido remar contra a corrente quando os sites seguros estão a tornar-se o padrão.