O e-mail marketing, como o próprio nome indica, é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto.

É a comunicação entre uma empresa e os seus consumidores ou potenciais clientes, via e-mail.

Ao contrário do spam, o e-mail marketing tem de respeitar normas e procedimentos pré-definidos sendo que tem de ter o consentimento dos clientes - ainda que esse consentimento possa ser explícito ou implícito, como quando aceitamos que o nosso e-mail seja dado a várias entidades ou pertença a bases de dados que não são explícitas.

Outras grandes características que distinguem o e-mail marketing do spam é que o primeiro procura entregar as mensagens certas às pessoas certas e o destinatário tem a opção de se remover da lista de envio ou base de e-mails pela qual recebeu o e-mail.

Como o e-mail é uma ferramenta democrática e vastamente utilizada, é normal que seja uma das melhores formas de fazer o seu negócio crescer.

Há vários tipos de e-mail marketing, sendo que os mais comuns são: comerciais, e-mails massificados e com o objetivo de vender (promoções, por exemplo); newsletters, geralmente informativas e que pretendem aproximar as pessoas de uma marca e criar uma ligação de confiança; e e-mail de serviço, que não são massificados mas dirigidos a um determinado utilizador, sendo que geralmente integram processos das empresas ou estão relacionados com o atendimento ao cliente (como confirmação de uma compra online, por exemplo).

Mas não basta só mandar e-mails das campanhas para os endereços que se foi colecionando numa base, é preciso analisar os resultados das campanhas que são feitas para que as próximas possam ter ainda mais sucesso. Através das estatísticas fornecidas pelo prestador do serviço de e-mail marketing é possível ver a taxa de abertura, ou seja o número de pessoas que abriu os seus e-mails, e perceber também a quantidade de pessoas que comprou ou aderiu ao que estava a disponibilizar.

Ao usar estas ferramentas conseguirá colocar os destinatários que abriram, mas não tiveram a ação que desejava em segmentos da sua lista que sejam mais adaptados aos seus perfis.